Um toque no seu olhar
Rio de Janeiro - RJ
Pista Claudio Coutinho
A Urca é famosa por conta do Morro da Urca, a Mureta da Urca e a Praia Vermelha, mas poucos conhecem um dos melhores locais de encontro com a natureza que o Rio pode oferecer. Estamos falando da Pista Claudio Coutinho.
Com 1,25 km de extensão, o ambiente é perfeito para caminhadas e curtas corridas, sendo inclusive usado por militares que estudam e trabalham na região e aproveitam para realizar suas atividades físicas no local. Vale ressaltar que há algumas restrições para o uso do local, como ciclismo e passeios com pets. Também é possível observar com constância os pescadores se utilizarem das pedras na encosta que vão de encontro com o mar para realizar a pesca.
É importante ressaltar que seu nome é uma homenagem ao ex-treinador da seleção do Brasil e dos times Flamengo, Vasco e Botafogo somente no Rio. Cláudio Coutinho foi militar, graduado na escola de Educação Física do Exército, chegando a patente de capitão. A trilha também é conhecida pelos nomes Caminho Bem-te-Vi e Estrada do Costão.
Com uma fauna e flora nativa encantadora, o ponto turístico é um local de relaxamento e reflexão, se separando do ambiente urbano agitado e concretado. A sua beleza natural é portão de entrada para a trilha do Morro da Urca e quem estiver um pouco mais disposto pode comprar ingresso e continuar sua jornada para o Morro do Pão de Açúcar.
O acesso é feito por uma entrada próxima a Praia Vermelha, com variedade de ônibus na região, porém, relativamente distante do Metrô mais próximo (Botafogo). A entrada é gratuita e tem horário de funcionamento, podendo ser consultado diretamente pelo site RioTur.
Curiosidade: O local contém Pau Brasil plantado por militares e é possível encontrar um dos maiores símbolos da Mata Atlântica que é a ave Tiê-Sangue.