Um toque no seu olhar
Rio de Janeiro - RJ
Quinta da Boa Vista
A Quinta da Boa Vista, localizada no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, era no século XVIII uma grandiosa fazenda de posse dos Jesuítas. No início do século XIX foi uma das propriedades mais bem vistas do Rio e que logo viria a se tornar lar da família real após a sua chegada. Com a expulsão da família real em 1889 mediante a proclamação da república, se deu início uma nova fase na história da Quinta da Boa Vista e na história de todo o Brasil.
O Palácio de São Cristóvão é sem dúvidas a construção mais importante de todo o parque, tendo servido de residência para a família real portuguesa refugiada da Europa e a família real brasileira durante todo o seu reinado. Foi também sede da Assembleia Nacional em 1891 para a formulação da Constituição da primeira república. Em 1892 ela tem seu destino selado como a nova sede do Museu Nacional.
Sendo um enorme parque urbano com mais de 155 mil metros quadrados, o local dispõe de uma vasta variedade de possíveis atividades ao ar livre por seus jardins, grutas e o lago que abriga o famoso passeio de pedalinho. A prática esportiva é fomentada graças às quadras poliesportivas e seus caminhos que permitem caminhadas e corridas em meio a beleza da paisagem. O parque contém, ainda, um zoológico (BioParque do Rio), que em breve será reinaugurado com um novo conceito de entretenimento e aprendizagem, promovendo a sustentabilidade e o respeito à fauna.
Visitar a Quinta da Boa Vista é o passeio ideal para se fazer com a família e amigos que optam pela economia, com entrada franca. O local possui estacionamento e se encontra próximo à estação de trem e metrô, possuindo também uma vasta quantidade de ônibus. É importante relembrar que o Museu Nacional atualmente se encontra em restauração após o incêndio de 2018, e o BioParque será reinaugurado em 2021.